segunda-feira, dezembro 17, 2007

Sobre a culinária natural

Desde agosto, mais ou menos, o Claudio vem apresentando um quadro alérgico. Infelizmente, os médicos ainda não descobriram exatamente “a que” ele é alérgico e, desta maneira, acabam trabalhando com o método “tentativa-e-erro”.

Os itens que geralmente costumam causar alergias mais facilmente e assim, inesperadamente, são os medicamentos. Um outro grupo de itens que pode causar urticárias é o de alimentos com corantes e conservantes – ou seja – QUASE TUDO O QUE ESTÁ DISPONÍVEL NO SUPERMERCADO ATUALMENTE.

Isso inclui os doces, sorvetes, chocolates, pães de forma (só pode francês), bolos ou panetones (só pode ser bolo caseiro, e não pode ser de chocolate ou de caixinha), enlatados (milho, ervilha, champignons, leite condensado, creme de leite, molho de tomate), margarina (só pode manteiga), requeijão, queijos amarelos (só pode ricota, minas e cottage), embutidos, refrigerantes e vinhos. SOBROU ALGUMA COISA???

E aí eu fico aqui, sambando para conseguir cozinhar com apenas alguns elementos. Uma coisa que eu nunca tinha feito na minha vida e que é cheio de corantes e conservantes – embora a embalagem não diga isso – é o molho de tomate. Eu nunca havia feito molho de tomate na minha vida, tirando a pele, as sementes e blá-blá-blá. Faço um tempero de alho, cebola, orégano e ervas, e não é que fica uma delícia?

Agora a médica dele está querendo me convencer a cozinhar com caldo de frango natural, deixando os cubinhos de lado. Mas aí já é demais, né? O jeito é abolir os cubinhos enquanto não passa a alergia.

Aí, quando vamos almoçar ou jantar, a diferença no prato é nítida: o meu filé de frango grelhado é douradinho (porque eu tempero com shoyu – e olha que eu nem uso colorífico e nunca usei Sazon na minha vida!), e o dele é aquele frango branquinho, pálido, tadinho! Outro dia também tive que fazer um caldo de ervilhas sem nenhum caldo de frango, só com sal, mas o sabor também ficou ótimo.

Na hora da necessidade, a gente acaba se adaptando e descobrindo novos jeitos de fazer as coisas. E a receita do creme de papaia sem sorvete? Essa já virou um clássico aqui em casa.

Nessas festas de fim de ano, já decidimos que vamos abolir o tender. Em compensação, já prometi que vou fazer rabanadas, mas sem o leite condensado porque ele não pode. Ele também não pode o panetone, nem as sobremesas que não sejam frutas... Vinhos também estão proibidos. Só destilados, e se estiver tomando remédio, nem pensar.

E eu vou sofrendo junto, né? Tadinho dele!

1 Comments:

Blogger Lud said...

O lado bom é que ele vai ficar megamaxsaudável, né?
Beijos e melhoras!

8:22 AM  

Postar um comentário

<< Home