terça-feira, novembro 13, 2007

Deixa que eu deixo

Quem freqüenta a cidade de São Paulo tem que aprender a conviver com o rodízio de carros. Entre 7 e 10 da manhã e das 17h às 20h, carros com determinadas placas não podem circular no tal “centro expandido” da capital. Por centro expandido devemos entender vias de todas as zonas (nos sentidos literal e figurado) da cidade: norte, sul, leste e oeste, incluindo o centro... Mas é centro ou é zona? É zona no centro...
Ou ainda: é centro expandido. Vai entender...

Funciona assim: às segundas-feiras não circulam carros com placas de final 1 e 2. Na terça os de placa final 3 e 4. Na quarta são os de 5 e 6. Quinta os de 7 e 9. Sexta os de final 9 e 0 (perdão aos regionais pela demorada explicação, mas há muitos leitores “de fora” neste blog).

Dia desses, no meio do trânsito caótico, indo para uma festa, vira o meu marido e diz:
- Tem que ter rodízio mesmo! Tem que ter durante as 24 horas do dia, não só nos horários específicos. Olha que trânsito infernal!
Eu, na revolta, retruco.
- Ah, sim... Logo, logo você vai dizer que a gente tem que pagar pra rodar na cidade.
-E não é? – ele respondeu indignado.
- Claro que não! – devolvi - Ao contrário. Tem que fazer obra, ponte, viaduto. Tem que ter transporte público, muito metrô, muito trenzinho (como o ‘fura-fila, que agora tem outro nome de que eu me esqueci, mas que são os ‘tramways’ lá de fora).

Sabe o que deixa triste? A gente se acostuma a tudo: trânsito caótico, CPMF, violência... E não brigamos por nada. A gente deixa-que-deixa. Quando vai ver, os políticos é que vão deixando a gente pra trás.