quinta-feira, outubro 09, 2008

Dia de pânico… OU… Visita à nutricionista

Sim, a cada 4 semanas, rola aquele “stress”... Subir na balança da Rose e tirar medidas...

Agora estou com 70,5kg, o que significa que já tenho 10,5kg a mais do que o peso que considero ideal para mim, 60kg. Com 60kg me sinto magra, porém com conteúdo.

Mas não vamos falar de passado, do que peso que eu já tive, e sim do peso que eu ainda posso ter...

Segundo o cálculo do médico, a previsão para o parto é 30/11/2008. É claro que pode ser antes ou depois, mas é uma previsão...

No livro “O que esperar quando você está esperando” (Murkoff, Eisenberg e Hathaway – Ed. Record) consta que no 9º mês o bebê ganha 1.200g. No 8º mês, ainda segundo o livro, o bebê ganha cerca de 30g por dia. Considerando que eu ainda tenho 20 dias no 8º mês (=600g) e mais todo o 9º mês (=1200g), eu ainda tenho, no mínimo, mais 1.800g para acumular... Tá bom, já vou arrendondar para 2kg.

Isso já nos dá 72,5kg... Terrifying!!!

Em outro capítulo do livro, há a seguinte distribuição do ganho ponderal de peso (em valores aproximados)

Bebê – 3.500g
Placenta – 700g
Liquido amniótico – 900g
Crescimento uterino – 900g
Tecido mamário materno – 900g (melhor que qualquer silicone no mercado!!!)
Volume sangüíneo materno – 1.800g
Líquido nos tecidos maternos – 1.800g
Gordura materna – 3.200g

Média total: 13.700g, ou um ganho ponderal total de cerca de 13,5kg.

Considerando todos esses cálculos, ainda estou com uma margem de erro de 1kg (que bem que poderia estar nesse item de Gordura materna, né?). As medidas, entretanto, continuam sob controle: Só aumentam os seios e a barriga. Agora é só esperar o desfecho do caso...

Essa conversa toda tá me dando uma fome...