segunda-feira, setembro 22, 2008

Sopa de Cebola

Como eu continuo inspirada por causa do blog Conexão Paris, outro dia me dei de presente uma coisa que eu jamais imaginaria que amaria comer: Sopa de Cebola.

Na França a sopa de cebola é uma entrada muito tradicional, deliciosa para os dias de outono e de inverno ou a qualquer hora mesmo. Descobri por um acaso, em um restaurante perto da torre. Achei tão bom que repeti em todos os lugares em que eu achei a bendita no cardápio. Para mim, que adoro sopa, essa aqui serve de prato principal mesmo. Ah, com aquele pãozinho coberto de queijo e mergulhado, é claro.

Nunca, jamais, compare essa sopa com a aquelas de saquinho vendidas no supermercado – a cebola tem uma textura horrorosa, desidratada, doce, eca! Essa eu detesto, só uso como tempero, para fazer um frango ao forno com maionese e o pó da sopa de cebola que fica uma delícia (e que não vem ao caso deste post).

Entonces, fuçando na Internet, achei uma receita do Olivier Anquier - o que achei ótimo porque ele é francês, logo, a chance da seguinte equação “minha habilidade culinária + a receita do Olivier = original francesa” dar certo era maior. E como eu sou uma mulher grávida com desejos, eu tinha que acertar.

Dito e feito. Conselho prático para quem quiser fazer: cuidado com os condimentos! Como eu tenho mania de experimentar tudo o que eu cozinho, achei que tava faltando o tchan do tempero, mas como a sopa fica curtindo 20 minutos no fogo, ao final as coisas se acertam. Se você achar que falta algo, deixe para acrescentar ao final, fica mais fácil de não errar.

E como eu sou a favor dos direitos autorais, dou aqui o link do Olivier! Tem um filminho também!

Bon appétit!

p.s.1: eu "grelhei" o pão, é bem fácil, é só por as rodelas na frigideira, dar uma tostadinha e repetir do outro lado.
p.s.2: eu só usei caldo de galinha mesmo - 2 cubinhos para 1 litro de água, não fiz o molho de frango.