quarta-feira, agosto 10, 2005

VAI UM MOJITO AÍ?

Todos os meus amigos têm me perguntado como foi a viagem a Cuba, etc e tal. Curiosidade normal, afinal, ninguém acredita qdo vc diz que vai passar a sua lua-de-mel em Cuba.

Entonces, antes de partir, tinha dito a alguns deles que eu “picaria o rodo” no Fidel e muitos me cobraram essa promessa. Ok, então, em primeiro lugar, EU NÃO PIQUEI O RODO NO FIDEL, mas isso pq eu não o achei. E só por isso, pq ele merecia mesmo!!!

Eu já comentei da primeira semaninha em Varadero aki neste blog, q era uma coisa fofa pra gringo ver, q a gente teve uma vidinha de monarca, etc e tal. Foi tudo de bom mesmo, lua-de-mel típica, coisa sem igual. Amei.

O que eu não comentei com todo mundo é que, após passar alguns dias em Havana, posso dizer que o negócio é desacreditar no tal do socialismo MESMO (se é que alguém ainda acredita!!!). Ver a situação de Cuba e o PT do Lula é de fazer Marx rolar no caixão (e ainda arranhar a tampa!!!). Verdade!

Gente, o povo tá na miséria, não tem carro novo na rua, eles não pintam as casas, pedem a sua roupa no meio da rua o que é pior... Não esquentam a cabeça com nada!!! Eles não se mexem, não se revoltam, não trabalham com afinco... Vejam q foto ousada: tomando uma Coca Cola, em frente a um Fiat 147 caquético (se é q é isso ou algum outro tipo de "transformer"), em Morro Cabañas.





Para se ter uma idéia, não dá para pechinchar em Cuba. Se vc quiser levar 10 charutos, 20 charutos, 10.000.000 de charutos, o problema é seu, pq o preço vai ser o mesmo. Aí, vc, brasileiro, tentando dar um jeitinho, pede um descontinho, e ouve da vendedora:

“-Senhora, não sou dona da loja, a loja é do governo”.

Mas então FO..-SE O GOVERNO... Fiquei revoltada com isso... E descobri que esse papo de Socialismo é pro povo, pq o governo vive no Capitalismo. Se não há lucro, quem é q fica com toda a bufunfa q a gente gasta lá? Sim, pq tudo é tão caro qto na Europa!!! Quem? Quem? O governo.

E outra, o telefone é caríssimo... Fizemos 3 ligações para o Brasil: uma pra minha mãe, outra pra minha sogra, e a última para minha mãe. Resultado: 50 pesos convertibles no total (um peso convertible vale 1,05 euros). Ou seja, quase 150 reais em 13 minutos de ligação. É mole? Celular é pior ainda: eles pagam qdo recebem a chamada e quando fazem... Fato ridículo.

Interné, então, eu n quis nem passar perto... Gente, como é horrível viver sem Interné!!!

Depois dessa experiência, posso dizer: “Tio Patinhas, I love you”. Capitalismo sim, comida barata, telefone, Interné, Coca-Cola e McDonalds também!!! Amo muito tudo isso!

Aliás, um fato curiosíssimo... Todos os cartões são aceitos em Cuba, mas não podem ser de banco americano. Se for Bankboston Mastercard, já era... Citibank Visa nem pensar...rs.. Mas Banespão Visa ou Bradescão Mastercard valem! Achei isso cômico... Parece coisa de criança! (Se vc n me emprestar o seu lápis dos Ursinhos Carinhosos eu não te empresto o meu apontador da Barbie! eheheh)

Nas fotos a seguir: Capitólio Cubano (q desde a tal da Revolução só serve para enfeite!), Clau e eu na Plaza de la Catedral (a comidinha é ótima, mas a piña colada deixa a desejar... ah é, esqueci de falar q é uma igreja barroca, mas o que isso importa perto da piña?), coberta com uma toalha de mesa laranja por causa do frio que passei no Cabaré Tropicana - tipo um show de mulatas (e a idéia da toalha eu copiei de uma francesinha muito chata q tava sentada na minha frente!), e para terminar está uma foto com a minha cara de bun.. para uma garçonete muito incompetente do hotel (aliás, isso é fato comum, ô gente q se arrasta, credo!)